segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mistério da ilha fantasma do Pacífico é solucionada

Um pesquisador neozelandês assegurou nesta segunda-feira que o mistério da "ilha fantasma" do Pacífico sul, que aparece nos maiores atlas do mundo mas não está no lugar indicado, se deve a um erro dos dados coletados por um baleeiro em 1876.
Esta ilha pode ser vista no atlas digital do Google Earth e é chamada de Sandy Island, no mar de Coral, no meio do caminho entre Austrália e o território francês da Nova Caledônia.
O Times Atlas of the World, um dos atlas de referência, chama a ilha de Sable Island (Ilha de Areia).
Mapas marítimos também destacam sua existência, mas uma equipe de cientistas australianos que foi a sua procura não a encontrou no lugar informado pelos mapas.
Shaun Higgins, um pesquisador do museu de Auckland, intrigado pela história, foi investigar nos arquivos.
"A ilha foi mencionada pelo baleeiro Velocity", declarou o investigador à rádio ABC. O capitão do barco mencionou uma série de "quebra-mares" e algumas "ilhotas de areia".
"Suponho que na época eles notificaram um risco. Podem ter encontrado um recife em formação pensando que era um recife já formado. Existem várias possibilidades", completou.
O que temos é um ponto no mapa, anotado na época e que desde então vem sendo repetido", concluiu.
O caso da ilha fantasma começou um debate intenso na internet. No portal www.abovetopsecret.com, um internauta assegura que de acordo com o serviços hidrográficos franceses, o ponto deveria ter sido retirado dos mapas em 1979.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário