quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Asteroide recém descoberto passou entre a Lua e a Terra

O asteroide 2012 XE54, descoberto no dia 9 de dezembro, passou a 225 mil km da Terra ontem, dia 12 de dezembro. A distância é considerada curta, tendo em vista que a Lua, a título de comparação, fica a cerca de 400 mil km de distância.
Estima-se que o objeto tenha 36 metros, o que é suficiente para causar danos sérios em nosso planeta caso sejamos atingidos. Um asteroide similar atingiu a Terra em 1908 e devastou 2 mil km quadrados de uma floresta siberiana.
Acredita-se que o asteróide passe perto da Terra daqui a cerca de dois anos - tempo que ele demora para completar uma volta ao redor do Sol.
Cientistas, até hoje, descobriram cerca de 9 mil asteroides próximos da Terra e, destes, 4,7 mil são potencialmente perigosos, com mais de 100 metros de comprimento.
Outro asteroide que está rondando a Terra recentemente é o 4179 Toutatis, que é bem maior, com quase 5 km de comprimento. Ele deverá passar a uma distância segura, a 7 milhões de km de distância, mas, graças a seu tamanho, poderia destruir a civilização humana caso houvesse uma colisão.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário