sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ainda é possível manter o aumento da temperatura abaixo dos 2°C

Ainda há esperança. Essa é, basicamente, a mensagem do relatório The Emissions Gap Report 2012, divulgado pela ONU no fim de novembro. O documento revela que, quando o assunto é a emissão global de CO2e, a situação do planeta está bem crítica, mas ainda é possível manter o aumento da temperatura do planeta abaixo dos 2ºC – limite máximo considerado seguro pelos cientistas para conservar a vida na Terra, da maneira como a conhecemos hoje.
Atualmente, as emissões de CO2e já estão 14% acima do nível que deveriam estar em 2020 e, se mantivermos o ritmo, nos próximos oito anos poderemos chegar à marca de 58 gigatoneladas (Gt) de emissões – sendo que o ideal apontado pela ONU seria reduzir a liberação de CO2e para, no mínimo, 44 Gt até a próxima década. É tanto número que até assusta, né?
Então, como não ultrapassar os 2ºC? A solução apontada pela ONU é a ação imediata dos governos de todos os países, que devem cumprir os compromissos que já existem, no que diz respeito à redução de emissões, e ainda ir além deles. O relatório estima que há grandes possibilidades de diminuir a liberação de CO2e em cerca de 17 Gt até 2020, a partir do corte significativo de emissões em setores como construção, transporte e energia.
A má notícia é que o próprio relatório alerta que “o tempo está se esgotando” e, por enquanto, na Conferência de Mudanças Climáticas – da qual o Brasil participa e que está prevista para terminar nesta sexta (07), hoje, portanto, no Qatar, Emirados Árabes -, os governos não estão demostrando estar muito a fim de fazer grandes mudanças para reduzir significativamente suas emissões de gases do efeito estufa. O relógio está correndo… 2013 está logo aí!
Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário