quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A maior ruptura de Iceberg já filmada

 Em 2007, o fotógrafo James Balog, premiado por seus registros da natureza para a revista National Geographic, lançou-se num projeto que mudaria suas convicções mais profundas. Cético em relação ao aquecimento global, Balog começou a registrar através de suas lentes a transformação na paisagem glacial dos pólos terrestres, como parte do projeto Extreme Ice Survey (Pesquisa Extrema no Gelo).
Auxiliado por uma equipe de jovens aventureiros, ele instalou câmeras em alguns dos lugares mais perigosos do Ártico para captar o processo de derretimento ao longo dos anos.
O que Balog viu do trabalho registrado entre 2007 e 2010 foi revelador - quase um milhão de fotografias mostravam o recuo extraordinário das camadas de gelo, um registro visual definitivo de que o aquecimento global e as mudanças climáticas são uma ameaça real e em curso.
Incansável, Balog filmou em vídeo o processo. Depois de semanas de espera, testemunhou a ruptura de 7,4 km³ de gelo do iceberg de Ilulissat, na Groenlândia. “Foi como ver Manhatan inteira se desfazer na frente dos seus olhos”, diz o fotógrafo em um trecho de sete minutos do documentário, veiculado pelo britânico The Guardian nesta quarta-feira.
O resultado do projeto foi transformado em um filme, “Chasing Ice”, que estreia nos cinemas britânicos nesta sexta-feira.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário