segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Astronautas da Estação Espacial retornam à Terra

Três astronautas retornaram nesta segunda-feira (19) à Terra a bordo da nave espacial Soyuz TMA-05M. A americana Sunita Williams, o japonês Akihiko Hoshide e o comandante da missão, o russo Yuri Malenchenko, estavam em missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) desde julho de 2012.
A cápsula de descida aterrissou na hora e local previstos, no Cazaquistão, acompanhada por três aviões e 12 helicópteros. Pouco depois as equipes de resgate abriram a escotilha e ajudaram os três astronautas a deixar a cápsula.
"A tripulação suportou bem o descida e a aterrissagem, os cosmonautas estão de bom humor", informou o comentarista do Centro de Controle de Voos da Rússia.
Durante a missão foi executada uma caminhada espacial de acordo com o programa russo e outras duas pelo americano, e foram realizados mais de 40 experimentos científicos. Além disso, foram recebidas as naves automáticas russas Progress, além da nave pilotada Soyuz TMA-06M. Nesta, chegaram os astronautas russos Oleg Novitski e Evgeny Tarelkin e o americano Kevin Ford em 25 de outubro de 2012.
No dia 19 de dezembro, a partir da base do Cazaquistão, partirá rumo à ISS uma nova expedição. As naves russas Soyuz são o único meio de transporte de astronautas à Estação desde que as naves americanas foram aposentadas e devem continuar sendo pelo menos até 2016.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário