quinta-feira, 15 de novembro de 2012

123 anos da Proclamação da República

15 de novembro
           Dia da  PROCLAMAÇÃO da REPÚBLICA
 
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
 
O momento político no Brasil em 1889 era de efervescência. O reinado de D. Pedro II já durava 49 anos e seu relacionamento com alguns grupos sociais estava desgastado. Havia os latifundiários escravistas, descontentes pelo não recebimento de indenizações pela abolição da escravidão, ocorrida em 1888; muitos militares haviam rompido com a monarquia; e grupos de religiosos estavam insatisfeitos com o imperador.
Em 15 de novembro, um grupo de militares do Exército brasileiro, chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca e apoiado pelos insatisfeitos com o regime monárquico, depôs D. Pedro II e instituiu a República Federativa dos Estados Unidos do Brasil. Desde então, nosso país tornou-se uma república presidencialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário