quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Último voo da Endeavour antes de virar peça de museu

 
O ônibus espacial Endeavour decolou do Kennedy Space Center, na Flórida, acoplado em um avião adaptado. É o começou da viagem que levará o ônibus espacial da Flórida para Los Angeles, na Califórnia, onde será exposto em um museu.
Depois de esperar dois dias para o tempo melhorar, o jato especialmente modificado partiu do Centro Espacial Kennedy pouco depois do amanhecer nesta quarta-feira, na primeira etapa de uma viagem prevista de três dias para a Costa Oeste.
O ônibus espacial deve fazer sobrevoos, a 1.500 metros de altura, ao longo do trajeto planejado, mas há riscos de alterações devido às condições meteorológicas e restrições operacionais. Pelo plano de voo, o ônibus espacial deverá fazer sobrevoos no Texas, na Califórnia e em Luisiana. A previsão é que o ônibus espacial chegue à Los Angeles apenas na sexta-feira (21). Em outubro , O Endeavour será transportatdo para o museu do California Science Center.
         
Aposentadoria Com o fim do programa dos ônibus espaciais, a Nasa encaminhou as naves para museus americanos. O Discovery foi enviado em abril para o museu Smithsonian , em Washington. O Enterprise, protótipo que nunca chegou a ir ao espaço, estava em Washington foi encaminhado para Nova York, onde será exposto noo Intrepid Sea, Air and Space Museum. O Endeavour vai para um museu em Los Angeles, enquanto o Atlantis deve permanecer no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Os outros dois ônibus espaciais da frota, o Challenger e o Columbia, foram destruídos em acidentes. O Challenger explodiu pouco depois do lançamento, em 1986, e o Columbia se desintegrou durante a reentrada na atmosfera, em 2003. Os dois desastres mataram todos os tripulantes a bordo.
Com o encerramento do programa do ônibus espacial, em julho de 2011, a Rússia ficou como único país capaz de enviar astronautas ao espaço. POr determinação da Casa Branca a Nasa passou a ter como foco as expedições aos asteroides e para Marte. O que faz com que o transporte de astronautas para a estação Espacial Internacional recaia para companhias comerciais.
IGCiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário