terça-feira, 11 de setembro de 2012

Júpiter pode ter salvado a Terra

Se observações de astrônomos estiverem corretas, Júpiter sofreu um impacto de um asteroide ou cometa na segunda-feira - e isso pode ter salvado a Terra de uma colisão devastadora.
Observadores relataram uma explosão de dois segundos na superfície de Júpiter no cinturão equatorial norte do planeta. Segundo cálculos, o clarão teria aproximadamente 160 km de diâmetro.
Segundo Alan Boyle, astrônomo responsável pelo site CosmicLog, é um sinal claro de que houve uma colisão de um asteróide ou cometa, atraído pela força gravitacional de Júpiter. E ele diz mais: como o gigante gasoso tem uma enorme força gravitacional, isso pode salvar de forma recorrente planetas menores do sistema solar que seriam atingidos por asteróides ou cometas (e isso inclui a Terra). Afinal, é a terceira vez desde 2009 que astrônomos amadores identificam um impacto na superfície de Júpiter.
'Suspeitamos que Júpiter aja como um escudo cósmico, que atrai corpos celestes que poderiam colidir com a Terra', escreve Boyle. De acordo com ele, há cientistas que dizem que, sem o planeta, a vida terrestre não teria chance. 
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário