quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Imagem de almoço de operários em arranha-céu de NY completa 80 anos

 
A imagem intitulada "Almoço no topo de um arranha-céu", considerada uma das mais icônicas do século XX, completa 80 anos nesta quinta-feira (20). Feita em 20 de setembro de 1932, a fotografia mostra trabalhadores almoçando casualmente, sem segurança aparente, no topo dos 69 andares do RCA Building no complexo do Rockefeller Center, no centro de Nova York.
Feita por Charles C. Ebbets durante a construção do edifício, que desde 1986 passou a se chamar GE Building, a imagem levantou suspeitas de montagem desde sua publicação no jornal "New York Herald Tribune" em 2 de outubro de 1932, devido ao claro risco em que os operários se encontram.
A agência de imagens Corbis é a dona do negativo de vidro usado para as reproduções da imagem, e a mantém em uma base subterrânea chamada de Iron Mountain ('Montanha de Ferro') na Pensilvânia, EUA, junto com outras inúmeras fotos históricas.
O periódico britânico "The Telegraph" visitou o local e entrevistou o diretor de fotografia histórica da Corbis, que concordou em analisar o negativo.
Na reportagem em vídeo, Ken Johnston observa detalhes do negativo de vidro, quebrado em quatro pedaços desde 1996, e diz acreditar que se trata de fato do negativo usado na tomada da foto - e não de um negativo posterior feito após uma montagem.
Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário