quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Notre Dame de Paris exibe réplica do Cristo Redentor

O evento faz parte das festividades dos 80 anos do Cristo Redentor, completados em 12 de outubro do ano passado.
A réplica exibida em Paris – com 3,8 metros de altura por três metros de largura – também integra os preparativos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.
O maior cartão postal do Brasil foi escolhido pelo governo e a arquidiocese do Rio de Janeiro como “embaixador” desse grande evento internacional da igreja Católica, que deverá atrair mais de 2 milhões de jovens.
O objetivo da exposição, intitulada “Cristo Redentor para Todos”, é divulgar o nome da cidade em todos os continentes.

Cristo em Notre Dame/Cortesia
Depois de Paris, a réplica do Cristo será enviada para o Canadá

Paris é a segunda etapa internacional do evento, após a apresentação no Vaticano, em abril. A capital francesa encerra a etapa europeia da exposição.
Em setembro, ela será realizada em Toronto, no Canadá, e em Tóquio, no Japão. A última etapa é Maputo, em Moçambique, no dia 10 de outubro.
As réplicas do Cristo Redentor, realizadas pelo artista plástico Odilon Lima e por artesãos das escolas de samba do Rio, serão doadas às cidades visitadas.
A arquidiocese de Paris receberá a estátua do Cristo que será exibida na Notre Dame até a sexta-feira.
Após a celebração de uma missa na tarde desta quarta-feira na catedral parisiense, a escultura recebeu uma benção do bispo auxiliar de Paris, em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades religiosas francesas e brasileiras.
Além da exibição da réplica, a exposição “Cristo Redentor para Todos” apresenta um documentário sobre a concepção do monumento.
A obra, inaugurada em 1931, também teve a participação de um escultor francês, Paul Landowski, que realizou maquetes e partes da escultura.
Em 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno.
BBC.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário