segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nasa fará testes com aeronave que ultrapassa a marca dos 7.000 km/h

Essa terça-feira, dia 14 de agosto, poderá ser um marco na História da aviação. Em um projeto sem precedentes, Nasa e Pentágono se juntaram para criar o X-51A Waverider, uma aeronave hipersônica que pode chegar a 7.200 km/h. É o mesmo que ir de São Paulo até Miami em menos de uma hora.
Por enquanto, as ambições se restringem ao campo militar: dá pra imaginar o estrago que um brinquedo desses pode fazer durante uma guerra. Entre pesquisas e a construção do dispositivo em si, mais de 140 milhões de dólares foram gastos. Se tudo sair nos conformes, a prova de fogo pra saber se esse dinheiro foi bem investido funcionará assim: o X-51A será acoplado a asa de um bombardeiro B52 e será solto a uma altura de 50 mil pés (equivalente a 15 quilômetros). Depois de 4 segundos de queda livre, o motor será acionado e ele deve mostrar a que veio. Subirá a 70 mil pés (mais de 21 quilômetros) e atingirá sua velocidade máxima. Depois de voar por 5 minutos, ele se espatifará no Oceano Pacífico.
Os pesquisadores que participam do projeto dizem que aviões supersônicos fatalmente darão a tônica dos próximos passos da aviação. Se seus bisnetos poderão sair para fazer compras em Miami de manhã e voltar para casa antes da hora do almoço? Depende muito de como será o teste de amanhã.
Galileu.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário