terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mundo tem quarto julho mais quente da história


Mês passado foi o quarto julho mais quente no mundo, desde que registros começaram a ser feitos em 1880, de acordo com dados divulgados pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). Foi notavelmente mais quente no Hemisfério Norte que no Sul: no norte, foi o julho mais quente da história. As temperaturas mundiais ficaram 0,62ºC acima da média do século 20.
“Este é o quarto mês em seguida que o Hemisfério Norte estabelece um novo recorde de temperaturas de solo,” segundo o Estado do Clima, a análise da NOAA. Com estes novos dados, o ano é no momento o décimo mais quente da história. O ano começou com as condições do La Niña enfraquecendo e a volta de condições neutras. O El Niño ainda não começou, mas cientistas acreditam que há mais de 70% de chances de que ele iniciará em setembro, o que aqueceria o planeta ainda mais.
Julho de 2012 foi o 329º mês em seguida com temperaturas globais acima da média do século 20. Na verdade, quem tem hoje 26 anos ou menos nunca conheceu um mês com temperatura abaixo desta média.
A mudança do clima, ligada à emissão de gases estufa, empurrou a temperatura global 0,8ºC para cima desde o começo do século passado. Apesar de décadas de acordos e negociações internacionais, as emissões continuam crescendo, lembra o Mongabay.
National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário