sábado, 11 de agosto de 2012

Massa de rochas vulcânicas de 26 mil km² está à deriva no Pacífico

Uma massa de rochas vulcânicas de 26 mil km² flutua à deriva no Oceano Pacífico, indicou nesta sexta-feira (10) um oficial da Marinha neozelandesa, acrescentando que é "a coisa mais rara" que já viu no mar.
São pedras-pomes leve proveniente de um vulcão submarino que, segundo testemunhas, se parece com um bloco de gelo polar da extensão da Bélgica.
Um avião militar neozelandês avistou as rochas na quinta-feira a cerca de 1.000 km da costa da Nova Zelândia.
"É a coisa mais rara que já vi em 18 anos no mar", declarou o tenente Tim Oscar, que considerou que a pedra-pomes, que é lava solidificada com bolhas, não constituía um perigo para sua embarcação.
Cientistas que se encontravam a bordo deste barco, o HMNZ Canterbury, asseguraram que o fenômeno não está relacionado com a intensificação da atividade vulcânica na Nova Zelândia nesta semana.
Na terça-feira, a erupção de cinzas de um vulcão adormecido há mais de um século perturbou seriamente o tráfego aéreo na Nova Zelândia e dezenas de aviões ficaram em terra, embora os voos internacionais não tenham sido afetados.
Segundo a Defesa Civil, a erupção não provocou rios de lava, mas uma nuvem de cinzas que chegava a 6.000 metros de altitude e que provocou o cancelamento de dezenas de voos internos.
IG Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário