segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cosmonautas russos iniciam caminhada espacial para proteger a ISS de meteoritos

Os cosmonautas russos Gennady Padalka e Yuri Malenchenko iniciaram nesta segunda-feira (20) uma caminhada espacial para, entre outras coisas, proteger a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) de uma possível colisão com meteoritos.
 "A duração aproximada da missão será de cerca de sete horas", informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia à agência Interfax.
 Os cosmonautas russos colocarão no módulo de serviço Zvezda cinco painéis e escudos especiais cuja função será proteger a estrutura da plataforma orbital em caso de uma chuva de meteoritos. Além disso, os russos lançarão um microssatélite e tentarão mover o guindaste manipulador de carga Strela-2 do módulo Pirs ao módulo Zarya para facilitar o trabalho.
Se der tempo, os cosmonautas russos também recolherão no módulo Pirs vários computadores dentro do experimento Biorisk, que devem ser enviados de volta à Terra e têm como objetivo o estudo do impacto da radiação cósmica.
Um dos principais objetivos da atual missão da ISS é realizar um experimento para prevenir os desastres naturais em nosso planeta. O programa em questão leva o nome de Huracan (furacão, em português) e tem como objetivo fazer com que os habitantes da plataforma orbital coloquem a prova novos sistemas de previsão e prevenção de catástrofes naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário