segunda-feira, 2 de julho de 2012

O bóson de Higgs foi finalmente descoberto?

Segundo informações do DailyMail, pesquisadores da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear devem anunciar nesta quarta-feira, dia 4 de julho, a descoberta do bóson de Higgs, também conhecido como ‘a partícula de Deus’. Até Peter Higgs, o físico teórico que dá o nome à partícula, foi convidado para a coletiva de imprensa.
Especula-se que os cientistas do Cern tenham alcançado um nível “5 sigma” de certeza para anunciar a descoberta – o que significa que eles estão 99.99995% certos de que o bóson de Higgs foi encontrado.
Mas por que tanto alarde? – você pode estar se perguntando. Basicamente, o bóson de Higgs pode ser a chave para a compreensão do universo, dando às partículas que compõem os átomos sua massa. Sem a massa, as partículas iriam acelerar pelo universo, sem conseguir ligar-se umas às outras formando os átomos e, por conseqüência, qualquer estrutura física que conhecemos.
Para comprovar a teoria do bóson de Higgs os físicos devem ter criado, no Grande Colisor de Hádrons, algumas destas partículas dentre trilhões de colisões. Impossíveis de ser detectadas, por desaparecerem muito rápido, elas deixariam para trás, no entanto, uma marca após sua desintegração, denunciando a sua presença.
Vamos aguardar, assim como toda a comunidade científica, o anúncio oficial de quarta-feira.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário