sábado, 7 de julho de 2012

Nasa divulga imagem inédita com paisagem marciana

A NASA divulgou neste sábado uma imagem inédita em formato paisagem de uma cratera marciana. O panorama é uma montagem com 817 fotos tiradas pelo jipe-robô Opportunity e surpreende ao dar uma face familiar ao vizinho vermelho: é como olhar para fora da janela de casa.
Registradas entre 21 de dezembro de 2011 e 8 de maio de 2012, as imagens foram feitas na cratera Endeavour. A foto mostra rastros registrados no solo pelo próprio robô e os painéis solares do veiculo.
Segundo o Jet Propulsion Laboratory, da própria NASA, o robô usou sua câmera panorâmica (Pancam) para explorar o terreno rude durante o inverno marciano. As cores foram manipuladas para enfatizar as diferenças dos materiais encontrados. "A visão fornece um rico contexto geológico e químico, e uma vista espetacular detalhada da maior cratera de impacto que encontramos ao longo da missão", afirmou o cientista-chefe do projeto Pancam, Jim Bell, da Universidade estadual do Arizona.
O Opportunity está em Marte desde 2004, e completou 3 mil dias em Marte esta semana. Ele foi lançado ao planeta vermelho junto a outro jipe-robô, o Spirit, que já não está mais em funcionamento. Em agosto, o mais novo projeto da Nasa para explorar o local, o jipe-robô Curiosity, deve pousar no planeta.
Exame.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário