sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sábado vai durar um segundo a mais

Este fim de semana será o mais longo do ano, mas não adianta fazer muitos planos, pois ele terá apenas um segundo a mais que o normal. Neste sábado (30), o dia durará 23 horas, 59 minutos e 60 segundos, a fim de ajustar os relógios humanos ao período de rotação da Terra.
A adição, estabelecida pelo Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS), aumentará o período de tempo de 2012, que já é um ano bissexto.
Este ano excepcional foi criado para reajustar o calendário gregoriano - com 365 dias de 24 horas - à realidade da órbita terrestre em torno do Sol e da rotação da Terra sobre seu eixo, que dura 23 horas, 59 minutos e 59 segundos, e não 24 horas de fato. Estes segundos pendentes se acumulam e, a cada quatro anos, é adicionado um dia ao calendário, o 29 de fevereiro.
O segundo extra que será adicionado ao sábado, também chamado de "segundo bissexto", funciona de forma semelhante, mas não possui um período determinado. O IERS tem a função de observar a diferença entre o período de rotação da Terra e o Tempo Universal Coordenado (UTC), que é o tempo de nossos relógios. Assim, o órgão determina quando se deve inserir ou retirar um segundo do UTC.
Desde 1972, foram adicionados segundos em intervalos que vão de seis meses a sete anos. O mais recente foi acrescentado em 31 de dezembro de 2008. Sem estes ajustes, os nossos relógios andariam mais à frente e, depois de muitos anos, o Sol iria se por ao meio-dia.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário