terça-feira, 19 de junho de 2012

População humana pesa 287 milhões de toneladas

O peso somado de toda a população adulta atual é de 287 milhões de toneladas, segundo um estudo publicado na revista BMC Public Health. A pesquisa usa dados da ONU e da Organização Mundial da Saúde para estimar a massa total da espécie humana e sua distribuição pelo mundo. Desse total, 15 milhões de toneladas se devem ao sobrepeso da população, enquanto 3,5 milhões decorrem da obesidade.
A partir desse dado, os pesquisadores calcularam que um humano adulto pesa em média 62 quilos. Na América do Norte, que é o continente com maior biomassa corporal, o peso médio foi calculado em 80,7 kg. Enquanto a região tem apenas 6% da população mundial, ela concentra 34% de toda a biomassa decorrente da obesidade. Em comparação, a Ásia, que tem 61% da população mundial, tem apenas 13% da massa vinda da obesidade.
Impacto — Segundo os pesquisadores, esses dados ilustram que o impacto da humanidade no mundo não depende apenas do número de pessoas, mas de sua biomassa. A energia requerida para alimentar os mais de sete bilhões de seres humanos é ainda maior para uma população obesa. "Todo mundo aceita que o crescimento da população ameaça a sustentabilidade global — nosso estudo mostra que a obesidade dessa população também é uma grande ameaça. A menos que enfrentemos a população e a obesidade, nossas chances serão magras", diz Ian Roberts, um dos autores do estudo.
Para provar seu ponto de vista, os pesquisadores calcularam que, se toda a população mundial pesasse o mesmo que os norte-americanos, o valor da biomassa humana mundial aumentaria em 58 milhões de toneladas.
Veja.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário