quinta-feira, 14 de junho de 2012

Austrália criará a maior rede mundial de reservas naturais

A Austrália vai criar a maior rede mundial de reservas naturais marinhas com o objetivo de proteger a vida aquática e determinará limites estritos à pesca e à prospecção petrolífera e de gás off-shore.
Segundo o projeto divulgado nesta quinta-feira, os parques marinhos cobrirão uma superfície de 3,1 milhões de quilômetros quadrados, mais de um terço das águas territoriais australianas.
"É hora de o planeta superar uma nova etapa na proteção dos oceanos", declarou Tony Burke, ministro do Meio Ambiente, que participará da cúpula Rio+20 junto com a primeira-ministra Julia Gillard.
"A Austrália está hoje na liderança dessa próxima etapa", enfatizou.
O número de reservas passará de 27 a 60, reforçando assim a proteção de vários animais, como a baleia azul, a tartaruga verde, os tubarões-martelo e o dugong (mamífero marinho herbívoro). As duas últimas se encontram entre as espécies mais ameaçadas.
Isso ocorre após alertas da Unesco de que a Grande Barreira de Coral está em risco de ser declarada "em perigo" devido a um boom sem precedentes de recursos que provocará um aumento maciço do tráfego marítimo e das indústrias offshore.
Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário