quarta-feira, 16 de maio de 2012

Relógio biológico existe em todos os seres vivos, inclusive em bactérias, diz pesquisa

O relógio circadiano, que se ativa a cada 24 horas, é chamado também de relógio biológico, já que conduz o ritmo biológico dos seres vivos. Pesquisa da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu agora que ele evoluiu de forma muito parecida desde o início da vida, há 2.500 milhões de anos, em todos os organismos. O estudo foi publicado nesta quarta-feira no periódico Nature.
"Até agora se pensava que o relógio circadiano dos diferentes organismos tinha evoluído separadamente, e que cada um estava controlado por genes e proteínas diferentes. Nosso trabalho unifica a forma na qual o relógio interno controla o tempo", explicou o neurocientista Akhilesh Reddy, que coordenou a pesquisa, em entrevista à Agência EFE.
O relógio biológico é responsável pela regulação de um grande número de processos biológicos, como o apetite, o sono e a vigília. Em um estudo divulgado em 2011, Reddy já tinha demonstrado que os humanos não eram os únicos a possuir tal relógio. Também é possível encontrá-lo em todos os demais organismos cujo DNA se encontra no núcleo das células, como animais e plantas.
Agora, o pesquisador descobriu que até formas de vida mais primitivas, inclusive organismos sem núcleo organizado, como as bactérias, também são reguladas por este relógio interno. A conclusão se deu a partir da observação das mudanças químicas que a peroxirredoxina – proteína que faz funcionar o relógio – sofre durante o dia e a noite em ratos, moscas da fruta, fungos e bactérias.
“É muito provável que todos os seres vivos tenham um mecanismo similar para medir o tempo em ciclos de 24 horas, o que representa uma descoberta completamente nova, que nos permitiria investigar os ritmos circadianos em organismos nos quais não se suspeitava os tivessem”, afirmou Reddy.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário