segunda-feira, 7 de maio de 2012

O que aconteceria se um meteoro atingisse a Lua?

 Recentemente o meteoro 2005 YU55 passou “raspando” pela Terra, a uma distância menor do que a da Lua, e veio a questão: e se esse meteoro atingisse a LUA? O que aconteceria, hein?
Se um grande meteoro atingisse a Terra, aconteceriam grandes terremotos, tsunamis, destruição etc.
Mas, a Lua ganharia apenas mais uma cratera em sua celulitada superfície. A cada 100 mil anos, mais ou menos, um meteoroide – astro que, ao entrar em contato com a atmosfera de um planeta, dá origem a um meteoro – choca-se com a Terra ou com a Lua. E o resultado não é nada além de uma grande depressão no solo (aka buraco).
Segundo a professora Maria Elizabeth Zucolotto, pesquisadora do Museu Nacional da UFRJ,  se o 2005 YU55 tivesse atingido a Lua, o resultado seria uma cratera de 10 a 30 quilômetros de diâmetro. Grande, claro, mas não o suficiente para causar maiores danos. Ela explica que todas as crateras da Lua são resultado de colisões com asteroides.
Quando ocorre o choque, o material, se não for atraído pela força da atração lunar, é ejetado e entra novamente em órbita. Por maior que pareça o acidente, Maria Elizabeth salienta que ainda não se tem conhecimento de algum impacto na Lua que tenha repercutido na Terra.
Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário