quinta-feira, 31 de maio de 2012

Monumentos na Síria e no Mali ameaçados

A Unesco alertou governos e rebeldes da Síria e do Mali, além de organizações internacionais, sobre o risco que corre o patrimônio histórico desses países. A Síria tem seis locais classificados como Patrimônio Cultural da Humanidade: Bosra, Palmira, Crac de Chevalier (a antiga cidade de Alepo), o centro de Damasco e Saladino. Já foram registrados casos de saques e escavações clandestinas em Palmira, antiga colônia romana, e no sítio arqueológico de Apameia.
Peças foram roubadas do principal museu público do país, em Hama.Para a Unesco os criminosos internacionais se aproveitaram do caos decorrente da Primavera Árabe para saquear os bens culturais e contrabandeá-los, principalmente para a França e para a Itália. O mesmo já aconteceu no Egito, na Tunísia e na Líbia.
No Mali a situação é parecida. A antiga luta entre rebeldes tuaregues e o governo continua, com o agravante de um golpe militar em março. Os rebeldes controlam o norte do país, onde fica a cidade de Timbuktu, que faz parte da Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. As turbulências políticas podem afetar os trabalhos de conservação de monumentos como a biblioteca local, que reúne 700 mil manuscritos antigos.
História Viva.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário