quinta-feira, 10 de maio de 2012

Chama Olímpica para Londres é acesa em cerimônia na Grécia

 A chama que arderá durante a Olimpíada de Londres foi acesa nesta quinta-feira no berço dos Jogos, em Olímpia, na Grécia, em evento que marca o início do revezamento da tocha, que culminará com a realização da cerimônia de abertura no dia 27 de julho. A atriz Ino Menegaki, vestida como uma sacerdotisa, foi a responsável por acender a pira olímpica no Templo de Hera. Depois de uma invocação a Apolo, o antigo Deus Sol grego, ela usou um espelho côncavo para concentrar os raios do sol e acender a tocha.
A tocha triangular foi projetada para destacar o fato de que Londres vai sediar os Jogos Olímpicos pela terceira vez. A cidade também foi palco da Olimpíada em 1908 e 1948. Como o dia estava ensolarado, não houve necessidade de utilizar a chama que foi acesa durante o ensaio final, realizado na quarta, durante o evento desta quinta-feira.
Após a cerimônia, a sacerdotisa entregou a chama ao nadador grego Gianniotis Spyros, dono de uma medalha olímpica de prata. O atleta grego, de 32 anos, foi a primeira de 490 pessoas que vão carregar a pira olímpica em um revezamento de 2,9 mil quilômetros em solo grego, antes dela ser entregue aos organizadores da Olimpíada de Londres em 17 de maio, em Atenas.
Da Grécia, a chama vai viajar para a Grã-Bretanha para uma revezamento de 70 dias, que cobrirá mais de 12,8 mil quilômetros no Reino Unido. Ao contrário das duas edições anteriores dos Jogos Olímpicos, quando o revezamento passou pelo mundo, ele irá deixar o Reino Unido apenas uma vez para passar pela Irlanda em 6 de junho. O revezamento vai acabar no Estádio Olímpico durante a cerimônia de abertura com o acendimento da pira olímpica. Os Jogos vão terminar no dia 12 de agosto.
"Em 1948, logo após a Segunda Guerra Mundial, o meu antecessor estava onde estou hoje e deu os primeiros passos para transformar o mundo da guerra para o esporte", disse Sebastian Coe, presidente Comitê Organizador da Olimpíada de Londres. "Nós achamos que estamos mais uma vez em tempos desafiantes e mais uma vez o esporte pode ligar o mundo em uma celebração global de realização e de inspiração".
A cerimônia também foi acompanhada por Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional. "Com esta cerimônia, começamos a contagem regressiva final para um sonho que ganhou vida há sete anos em Cingapura", disse, referindo-se à cidade onde Londres bateu Paris, Madrid, Nova York e Moscou em 2005 e foi escolhida sede da Olimpíada. "Londres está pronta para receber o mundo pela terceira vez".
Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário