segunda-feira, 7 de maio de 2012

Brasileiros estão mais preocupados com o aquecimento global, diz CNI

Os brasileiros se preocupam, de fato, com o aquecimento global? A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta sexta-feira (4), mostra que sim: 65% da população consideram alterações no clima um problema grave.
O índice revela uma mudança na opinião do brasileiro: em 2009, apenas 47% tinham essa apreensão. Além disso, a maioria dos entrevistados acredita que o aquecimento global seja um assunto a ser resolvido urgentemente, e 22% querem que providências imediatas sejam tomadas, ainda que as consequências só ocorram daqui a alguns anos.
Dos 2.002 eleitores entrevistados em dezembro de 2011, 70% associam o problema às ações do homem e 16% dizem que se trata de um processo natural pelo qual a Terra está passando. Apenas 3% responsabilizaram as empresas agropecuárias, cuja atividade está associada ao desmatamento, a maior fonte de emissão de gases que provocam efeito estufa no Brasil.
O percentual da população que se preocupa com o meio ambiente também aumentou. O número passou de 80%, em 2010, para 94%, em 2011. Para 44% dos entrevistados, a preservação deve ter prioridade sobre o crescimento econômico, enquanto 40% dizem que é possível conciliar os dois.
Mas as ações não são apenas governamentais. Do total, 71% afirmam evitar o desperdício de água e 58% procuram economizar energia. Mais da metade da população (59%) separa o lixo, enquanto 48% afirmam não ter acesso à coleta seletiva.
National Geographic.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário