domingo, 20 de maio de 2012

Astrônomos amadores ajudam ESA a buscar asteroides

 Agência Espacial Europeia (ESA) vai complementar seu programa de busca de asteroides com observações feitas por astrônomos amadores a partir deste mês. Com a parceria recentemente firmada entre a agência e o Projeto Faulkes, astrônomos amadores vão contribuir na observação e identificação de asteroides que podem trazer ameaças ao planeta Terra.
 Para estudar e catalogar asteroides e a ameaça que eles podem causar, a ESA criou o programa Space Situational Awareness (SSA), cujas observações são feitas autalmente a partir de um telescópio da agência europeia localizado em Tenerife, nas Ilhas Canárias, arquipélago que pertence à Espanha.
De acordo com cientistas, as tentativas em detectar e catalogar asteroides enfrentam grandes dificuldades: eles são corpos escuros que chegam muito perto antes que qualquer pessoa possa vê-los. Geralmente aparecem uma única vez e logo depois desaparecem antes que a descoberta possa ser confirmada.
 "Nossa nova cooperação com a ESA é uma grande oportunidade. O uso de telescópios de 2 metros de diâmetro, um no Havaí e outro em Siding Spring, na Austrália, vai melhorar muito a busca por asteroides, permitindo a detecção de objetos no espaço a partir de uma rede global de telescópios", diz Nick Howes, astrônomo amador gerente do programa do Telescópio Faulkes.
Howes destaca ainda a importância educacional da parceria. "Para estudantes europeus, colaborar com atividades da ESA e talvez detectar novos asteroides é muito atraente. É trabalhar com uma das grandes agências espaciais fazendo trabalho científico crítico."
Emissão de alertas — O objetivo do SSA é, ao observar e detectar asteroides, desenvolver serviços e infraestrutura que possam produzir alertas de impactos para diminuir possíveis danos e gerar respostas para a sociedade civil.
PROJETO FAULKES O Projeto Telescópio Faulkes é formado por dois telescópios ópticos de 2 metros de diâmetro, localizados em dois observatórios (um no Havaí, outro na Austrália), que se dedicam a projetos de educação para estudantes de escolas europeias.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário