quinta-feira, 12 de abril de 2012

Novo telescópio irá mapear galáxias a 13 bilhões de anos-luz de distância

A IBM e o Instituto Holandês de Radio-astronomia anunciaram, recentemente, o Projeto DOME, que irá desenvolver ferramentas capazes de armazenar e fornecer dados sobre galáxias distantes. A informação será coletada pelo Square Kilometre Array, um telescópio capaz de mapear corpos celestes a 13 bilhões de anos-luz de distância, que deverá entrar em funcionamento em 2024.
O objetivo de toda essa operação é entender melhor como aconteceu o Big Bang e como se deu a formação do Universo. Não vai ser fácil: o telescópio em si será composto de milhares de antenas, distribuídas estrategicamente em uma extensão de 3mil quilômetros. Depois de pronta, toda essa estrutura irá gerar 1 exabyte de dados por dia – para você ter uma ideia da quantidade de informações que isso representa, a internet inteira gera meio exabyte por dia.
E um dos maiores desafios de processar e armazenar esses dados será a quantidade de energia necessária. Por isso será tarefa da IBM criar chips que armazenem processadores com a mínima distância entre eles, diminuindo a energia usada na hora de transmitir a informação. Há a possibilidade, também, do desenvolvimento de computadores capazes de se comunicar através da luz, convertendo-a em sinais elétricos.
Outro desafio é criar algoritmos para compatctar e acessar os dado, impedindo que eles sejam perdidos. Segundo a IBM, todas essas inovações, cuja criação será estimulada pelo projeto DOME, serão colocadas no mercado posteriormente, garantindo computadores mais rápidos e com maior quantidade de memória.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário