terça-feira, 24 de abril de 2012

Empresa divulga projeto para explorar minérios em asteroides

A empresa Planetory Resources divulgou, nesta terça-feira (24), um plano ambicioso: lançar naves para o espaço, para encontrar e minerar metais preciosos em asteroides. O plano pode parecer saído de um filme de ficção científica, mas alguns dos principais executivos das empresas de tecnologia decidiram apoiar o projeto.
Segundo a empresa, a ideia é lançar espaçonaves para buscar matérias-primas, metais preciosos e até água em asteroides que estão na órbita da Terra. "Muitos dos metais ou minerais raros que existem na Terra podem ser encontrados em grandes quantidades no espaço", disse Peter H. Diamandis, cofundador da empresa, em nota enviada à imprensa. Segundo ele, há cerca de 9 mil asteróides próximos da Terra que poderiam ser explorados, sendo que 1,5 mil estão mais próximos do que a distância da Terra à Lua.
A equipe da empresa é formada por engenheiros que já trabalharam para a Nasa, a agência espacial americana, e conta, entre seus conselheiros, com o cineasta e explorador James Cameron, do filme Avatar. Além disso, a empreitada é financiada por alguns dos principais nomes do mundo da tecnologia, como por exemplo o CEO do Google, Larry Page.
As promessas, caso o empreendimento funcione, são de "lucros astronômicos". Os fundadores da empresa conversaram com a revista especializada em tecnologia Wired, e disseram que eles esperam encontrar metais como platina, paládio, ósmio, e irídio, que são muito valiosos pelo uso em aparelhos médicos e tecnologia de energias renováveis, por exemplo.
Segundo a Wired, a empresa pretende lançar nos próximos dois anos cerca de cinco telescópios espaciais para analisar asteróides com potencial para a mineração. Em cinco ou sete anos serão lançadas as primeiras naves diretamente para os asteroides. A companhia não explicou como pretende fazer para minerar e transportar o minério de volta. A tarefa não é fácil: até hoje, o único material de asteroide a voltar para a Terra foi um punhado de partículas de poeira, trazidas pela agência espacial japonesa.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário