sexta-feira, 13 de abril de 2012

Automóveis elétricos vão dispensar tomada

A empresa americana WiTricity criou uma tecnologia wireless capaz de fazer o carregamento de energia em automóveis sem precisar conectá-los a tomadas. Hoje, o grande desafio dos veículos movidos a eletricidade é andar mais de 100 quilômetros sem precisar reabastecer. E os postos para carros elétricos ainda são poucos: nos EUA, ficam apenas em torno dos 600.
        Com a nova tecnologia, prevista para chegar ao mercado no ano que vem, os carros seriam carregados até quando estivessem parados em estacionamentos, sem necessidade de fios e tomadas. O princípio básico está em duas bobinas que induzem campos magnéticos. Uma faria o papel de carregador e seria instalada em chãos de garagens de empresas e shoppings, por exemplo. A outra seria colocada na bateria do carro. Bastaria, então, o veículo parar sobre um carregador desses, que transmite eletricidade sem fios, para reabastecer a bateria. Um visor mostraria quando a carga estivesse completa.
        O passo seguinte seria a criação de faixas de carregamento em ruas e rodovias. Assim, os carros elétricos poderiam ser reabastecidos sem nem precisar parar.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário