quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Suiça ganha teleférico movido a energia solar

A estação de esqui Tenna, na Suíça, construiu um teleférico movido a energia solar. Ela foi uma das primeiras do mundo a investir nesse tipo de projeto.
O teleférico, que começou a operar há dois meses, é capaz de levar os visitantes ao topo da montanha. Ele foi equipado com painéis solares fotovoltaicos, ou seja, capazes de converter a luz do Sol em energia elétrica. Portanto, funciona como uma pequena usina solar.
A estrutura foi adaptada a partir da necessidade de reformar um antigo teleférico. Como ele precisava ser restaurado, as autoridades locais resolveram investir em algo sustentável, já que a estação tinha painéis instalados nos telhados dos estábulos.
Para superar a falta de espaço na instalação dos novos painéis, foi criada uma ponte suspensa. Então, ela pode ser equipada com painéis solares. A estrutura acima do teleférico possui cerca de 500 metros de comprimento. As placas acompanham o Sol a fim de garantir aproveitamento total da energia.
Nos dias mais ensolarados, o teleférico consegue produzir o dobro da energia necessária para o seu consumo. Em alta temporada ele carrega 800 esquiadores por hora.
Os custos da obra foram de aproximadamente 1,5 milhões de dólares. Apesar de caro, os benefícios podem ser grandes em longo prazo, já que a tecnologia permite a produção de 90 mil quilowatts-hora por ano.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário