segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"Solmáforo" mede incidência de raios UV e alerta para risco de exposição ao sol

Os chilenos andam sofrendo com a radiação solar: de acordo com a Universidad de Santiago, a incidência de raios UV – Ultravioleta aumentou 10% neste verão, em comparação a 2008, por conta de uma redução de 1% na densidade da camada de ozônio. O resultado? Os casos de câncer de pele têm crescido muito entre a população e, só em 2009, mais de 200 pessoas morreram por conta da doença.
Para tentar minimizar os estragos do aumento da radiação solar – que, vale lembrar, é reflexo da ação do homem –, a Conac – Corporacion Nacional del Cancer*, em parceria com a empresa Optoelectrónica Icalma*, criou o Solmáforo: espécie de semáforo que revela o grau de incidência dos raios UV no local em que está instalado e o classifica em baixo, médio, alto, perigoso ou extremo.
O aparelho, que já foi implantado em diversos pontos movimentados do país, ainda conta com um quadro informativo, que revela qual o tempo máximo que pessoas de pele clara e escura podem ficar expostas ao sol, nas condições indicados pelo Solmáforo.
A intenção da iniciativa é conscientizar a população a respeito da importância do uso diário de protetor solarindependente do sol estar forte ou estarmos na praia – e, assim, controlar os casos de câncer e cegueira no país. E você, usa protetor solar diariamente?
Galileu.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário