quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nasa intercepta partículas de fora do Sistema Solar

Uma nave da Nasa conseguiu detectar partículas alienígenas entrando em nosso Sistema Solar. A descoberta, feita pelo Explorador de Fronteiras Interestelar (IBEX, em inglês), fornece a mais completa visão até agora dos materiais que preenchem o espaço do resto da galáxia. Os pesquisadores estão confiantes de que essas novas medições vão oferecer pistas sobre como e onde nosso Sistema se formou, as forças que o moldaram e a história de outras estrelas da galáxia.
Esse tipo de experimento é muito difícil por conta de uma bolha magnética que cerca o Sistema Solar e nos protege de ser atingidos pelos ventos interestelares. A maior parte das partículas carregadas por esses ventos é rebatida pela bolha, que só deixa passar aquelas que não têm nenhuma carga elétrica. Depois de mais ou menos 30 anos essas partículas são capturadas pela gravidade solar. É aí que o IBEX, que orbita a Terra, consegue captá-las.
Até agora o único elemento vindo de outros sistemas a ser captado por alguma nave havia sido o hélio, há mais de 10 anos. Mas dessa vez o IBEX detectou outros três tipos de átomo: hidrogênio, oxigênio e neônio – o material bruto de que são formados as novas estrelas e planetas. Eles encontraram 74 átomos de oxigênio para cada 20 de neônio. No Sistema Solar, essa proporção é de 111 átomos de oxigênio para os mesmos 20. Essa diferença pode fornecer pistas sobre a formação de nosso sistema e de outras estrelas. (Na imagem acima, à direita, a Nave IBEX)
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário