terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mascarados dão início ao Carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza é um baile de máscaras em toda a cidade, que surgiu como um dia de férias no último dia antes da Quaresma, durante o século 14. Apesar do fato de que o Carnaval de Veneza marca o início da Quaresma, ele não tem conexão direta religiosa e era tradicionalmente uma noite de bebedeira, libertinagem, figurinos e máscaras.
















Ironicamente, o Carnaval de Veneza foi regulamentado por regras escritas por volta no século 14, e os freqüentadores não foram autorizados a usar máscaras em torno da cidade durante a noite.
Foi até o final dos anos 1700 que as leis foram relaxadas e os cidadãos foram autorizados a usar máscaras durante a totalidade do Carnaval. O Carnaval de Veneza tornou-se um templo para  perder-se na folia. O traje habitual era um manto e um longo nariz, máscara branca. Músicos tocavam em praças, entretendo os cidadãos com guitarras e cantando. As pessoas poderiam gastar seu dinheiro em mesas de jogo e vaguear pelas ruas ouvindo música.
Hoje, o Carnaval de Veneza é exatamente o que o nome proclama. Já não reflete a maioria das tradições antigas e os trajes se tornaram mais elaborados. Atrai visitantes de todo o mundo, e os dez dias de festas garante banquetes, música e dança que têm ao longo das ruas e canais. As pessoas andam como enxame pelas ruas gastando dinheiro em mesas de jogo, aproveitando as celebrações e o anonimato que uma máscara de carnaval tradicional proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário