segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Iluminação de LED no Cristo Redentor gerou economia

A iluminação feita por projetores de LED - diodo emissor de luz no Cristo Redentor, cartão-postal do Rio de Janeiro, economizou aproximadamente 403,2 kW/h em relação à tecnologia anterior, desde que foi instalada, no dia 1º de março do ano passado. Há quase um ano iluminando o monumento, a iluminação LED representou economia média de R$ 43 mil, considerando-se que a luz é ligada uma vez ao dia.
A diferença ocorre porque os LEDs têm baixo gasto energético. O novo equipamento de iluminação é composto por 288 projetores, cada um de 50 watts. De acordo com a Traxon Technologies, empresa responsável pela tecnologia, antes iluminavam o Cristo apenas 32 projetores, de 1500 watts cada um.
Os LEDs também têm a vantagem de durar, em média, 50 mil horas, o que seria gasto em cerca de 10 anos. Segundo a empresa, sua vida útil é 25 vezes maior do que tecnologias mais antigas, de cerca de duas mil horas de duração. A nova tecnologia ainda não emite calor em seus fachos de iluminação, portanto não mata insetos atraídos pela luz.
National Geographic.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário