segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Carros vão monitorar glicemia, evitar crises de asma e até prevenir ataque

Em um futuro próximo, quem mais vai cuidar da sua saúde não será sua mãe ou seu médico, mas seu carro. A montadora americana Ford resolveu inserir aplicativos de saúde no sistema computacional — aquele que te ajuda a fazer a manobra sem bater no muro ou trava as portas sozinho.
O protótipo foi apresentado em uma feira de saúde e tecnologia, a Wireless Health, nos Estados Unidos, e veio equipado com aplicativos que monitoram o nível de açúcar no sangue de diabéticos e alertam contra substâncias no ar que pioram alergias respiratórias (veja ao lado como eles funcionam). “As pessoas passam tempo demais no trânsito. Então, nada melhor que um sistema que as lembre de cuidar de sua saúde neste período”, diz Anand Iyer, presidente da empresa.
A montadora agora trabalha para que motoristas também possam medir na hora sua taxa de glicemia — por meio de um aferidor conectado à direção. Além disso, pretende equipar os assentos dos carros com sensores capazes de medir os batimentos do coração (e impedir acidentes causados por ataques cardíacos).
Para os sedentários, a promessa é uma espécie de pedômetro que capta as calorias que o motorista gastou no trajeto tirando e colocando o pé no freio e no acelerador. Até que tudo isso aconteça, melhor continuar ouvindo os conselhos de saúde da sua mãe!!!

SAUDÁVEL DE FÁBRICA Os aplicativos que estão no computador do carro-protótipo da Ford
WELLDOC: Monitora o nível de açúcar no sangue. O usuário cria um perfil com seu índice glicêmico médio, medicamentos que usa e dieta seguida. Toda manhã, ele checa sua glicose e registra no perfil. Durante um trajeto no carro, um comando de voz anuncia se a pessoa deve comer algo ou se está na hora de tomar algum dos remédios. Tudo calculado por algoritmos.

POLLEN.COM: Feito para quem tem asma ou alergias respiratórias, o app usa o sistema de GPS com informações de mapas de diversas regiões. Ao chegar próximo de um campo de flores ou uma região de muita poeira, por exemplo, o sistema (integrado aos comandos do carro) muda as configurações do ar condicionado ou fecha os vidros para impedir a entrada de ar.

Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário