quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

62° Festival de Berlim

Berlim, sinônimo de modernidade estética e vanguarda artística, também é sede de um dos festivais mais prestigiados do planeta. Todo ano, o Festival Internacional de Cinema de Berlim seleciona o que há de melhor no cinema mundial. Este ano, de 9 a 19 de fevereiro, a capital alemã sediará sua sexagésima segunda edição. E diferente do que se diz de forma recorrente sobre o Oscar, é impossível prever o destino dos Ursos de Ouro e Prata. A única certeza este ano é que Meryl Streep leva uma estatueta para casa. A atriz que interpreta Margaret Thatcher em A Dama de Ferro, papel que também lhe rendeu uma indicação ao Oscar, será homenageada com um prêmio honorário em Berlim. O filme conta a história da primeira-ministra britânica, uma das maiores ativistas do neoliberalismo.
Outro destaque são os filmes brasileiros que integram a programação da mostra não-competitiva Panorama, são eles:Xingu, de Cao Hamburger, e o documentário Olhe pra Mim de Novo, produzido por Kiko Goifman. Ao todo, a mostra Panorama apresentará 53 filmes, de 37 países em 22 cinemas espalhados pela cidade. Confira a programação completa das mostras no site oficial:http://www.berlinale.de/
O festival chama a atenção para uma das capitais europeias mais visitadas por brasileiros. Uma das atrações históricas imperdíveis é o tour por onde ficava o antigo Muro de Berlim, símbolo da Cortina de Ferro. Hoje restam algumas partes dele e a maioria conta com intervenções de grafiteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário