terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Para virar superpotência, China vai enviar homem à Lua

Quase 40 anos após a última missão tripulada à lua, realizada pelos Estados Unidos, o governo chinês confirmou a intenção de enviar seus astronautas ao satélite. O objetivo é tornar o país asiático uma superpotência espacial.
O projeto chinês tem ambições que vão desde fazer descobertas tecnológicas à criação de uma base para vôos espaciais tripulados, de acordo com o documento publicado na última quinta-feira. 
Em 5 anos, o país espera enviar um veículo não-tripulado à lua. A chegada dos primeiros taikonautas, como são chamados os astronautas da China, deve acontecer por volta de 2025. 
O país, inclusive, já conseguiu enviar dois satélites até a órbita lunar, que serviram apenas para recolher informações fotográficas. 
Uma das coisas que mais chama a atenção é o contraste entre a ambição chinesa e o “hiato desconfortável” da NASA, lembra o jornal inglês The Guardian
Em julho deste ano, a agência espacial norte-americana encerrou seu programa de ônibus espaciais e, entre outros fatores, perdeu habilidade em enviar seus astronautas ao espaço
“A emergência da China tem o potencial para ameaçar o prestígio dos EUA no espaço”, diz o jornal inglês.
A ambição chinesa contrasta muito com a atual decadência da Nasa!!! 
Exame.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário