segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cansado de fazer escolhas?

Do momento em que acordamos até a hora de dormir, passamos o dia tomando decisões. O que comer no café da manhã? Ir para o trabalho por esta ou aquela avenida? Contratar ou não aquele serviço? Chega um momento em que nossa cabeça simplesmente se cansa de decidir. É o fenômeno que o psicólogo e pesquisador da Universidade Estadual da Flórida Roy Baumeister vem chamando de fadiga de decisão.
A tese é de que temos uma espécie de reserva de força de vontade, que usamos para tomar iniciativas, resistir a tentações e, claro, nos decidir. Como somos forçados a fazer escolhas o tempo inteiro, esta reserva vai se esgotando ao longo do dia. “E quando a força de vontade está baixa, recorremos a estratégias que demandam pouco esforço e tendemos às opções mais fáceis”, diz Baumeister.
Isso explica por que escolhas feitas pela manhã podem ser mais certeiras do que as noturnas. O que vale não só para resumir o fracasso de reuniões de trabalho que começam às 7 da noite. Um estudo feito na Corte de Israel mostra que, de 1.100 julgamentos de liberdade condicional de prisioneiros, 65% dos que ocorreram pela manhã tiveram resultado positivo, contra zero daqueles do final do dia.
O fenômeno não vale apenas para temas complexos. Segundo Baumeister, sejam grandes ou pequenas, as decisões sempre consomem energia. “Escolher qual o queijo botar no sanduíche pode ser tão  desgastante quanto saber se você realmente quer se casar com alguém”, afirma. Então, confira ao lado dicas de como fugir da canseira de ter que decidir. Vale a pena. Afinal, você pode se livrar até de casar com a pessoa errada.

FADIGA DE DECISÃO Entenda como funciona e aprenda a correr dela
O QUE É? A redução da capacidade de fazer escolhas por conta de um cansaço mental — o que o psicólogo Roy Baumeister chama de diminuição da força de vontade.

O QUE PROVOCA? Justamente o excesso de uso da força de vontade. Ou seja: viver situações em que você precisa resistir a tentações e tomar atitudes. Isso acontece o tempo inteiro: açúcar ou adoçante? Nova York ou Londres? Comer pizza ou salada?

COMO RECARREGAR AS ENERGIAS? Dormindo e comendo. Doces, de preferência, já que é da glicose que vem a energia. Assim, você tenderá a cumprir tarefas com mais persistência e sensatez.

COMO TOMAR BOAS DECISÕES? Tomando poucas. As pessoas de maior autocontrole são as que evitam as pequenas escolhas diárias. Economizando nas coisas miúdas, sobra energia para as grandes decisões depois.

Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário