quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Samoa cancela o dia 30 de dezembro

Samoa, o pequeno país da Oceania que fica entre a Nova Zelândia e o Estado americano do Havaí, tomou uma decisão radical em 2011: neste ano, o país não terá o dia 30 de dezembro, e vai pular diretamente da noite de 29 de dezembro para a manhã de 31 de dezembro. A decisão foi tomada pelo governo local como uma forma de melhorar suas negociações comerciais com países próximos como a Austrália, a Nova Zelândia e nações asiáticas.
A estratégia pode parecer estranha, mas é apenas uma correção no fuso horário do país para se adequar a novos tempos. Samoa está a apenas 20 milhas (cerca de 32 quilômetros) da Linha Internacional de Data (LID), uma longitude imaginária usada para marcar uma mudança de data sempre que é cruzada por um navio ou um avião. Seu traçado é recortado por razões geopolíticas e econômicas e foi convencionado há quase cem anos. Naquela época, Samoa decidiu ficar a leste da LID, como os Estados Unidos, para facilitar as trocas comerciais com os americanos. Atualmente, entretanto, a balança comercial de Samoa é movimentada principalmente pelos negócios com a Austrália, que está do lado ocidental da linha. Isso faz com que os dois países, muito próximos, estejam separados por quase um dia inteiro.


Isso significa que Samoa está realizando a maior parte de seu comércio internacional com um país que está 21 horas à frente. Então quando é sexta-feira de manhã em uma fábrica samoana, os clientes australianos estão na praia em um ensolarado sábado. E quando os australianos voltam a trabalhar na segunda-feira, os samoanos estão ainda na igreja no domingo, ou fazendo o que quer que fazem aos domingos.

Com a mudança, Samoa e Austrália ficarão em fusos parecidos, separadas por apenas três horas, o que deve eliminar os transtornos para as transações comerciais. Na prática, a primeira mudança para Samoa será no Réveillon. O país deixará de ser o último a celebrar a chegada de 2012 para ser um dos primeiros.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário