domingo, 6 de novembro de 2011

Rumo às estrelas, só que sem motor

Uma nave espacial sem motor?
Pode até parecer um conceito fantástico, mas dificilmente mais fantástico do que a ideia de construir qualquer nave espacial de qualquer tipo, principalmente com o futuro da Nasa estando incerto, para dizer o mínimo.
Mesmo assim, em Orlando, não muito longe do local de lançamento das realizações mais triunfais do programa espacial, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa do governo americano (também conhecida pela sigla em inglês Darpa), atraiu centenas de pessoas em outubro para um simpósio sobre o Estudo da Espaçonave de 100 Anos, dedicado a ideias sobre visitas às estrelas.
Os participantes – uma mistura eclética de engenheiros, cientistas, fãs de ficção científica, estudantes e sonhadores – explorou uma mistura de ideias, incluindo como organizar e financiar um projeto de um século de duração; caso a civilização sobreviva, porque um motor capaz de propelir uma nave espacial poderia ser usado como arma para destruir o planeta; e caso as pessoas precisem juntar-se à viagem
(Alternativamente, máquinas poderiam construir seres humanos em seu local de destino, talvez otimizados para a vida em ambientes diferentes da Terra.)
''O programa espacial, qualquer programa espacial, precisa de um sonho’', disse o participante Joseph Breeden. ''Se não existirem sonhadores, nós nunca conseguiremos chegar a lugar algum’'.
Foi Breeden o autor da ideia para uma nave espacial sem motor.
Físico por formação, ele havia mais recentemente concebido equações que preveem para bancos o quanto eles irão perder em seus empréstimos a consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário