sábado, 5 de novembro de 2011

Bumba meu boi vira patrimônio nacional

Segundo o folclorista Câmara Cascudo, ele é um produto da tríplice miscigenação brasileira: mistura influências indígenas, negras e portuguesas. O resultado é uma grande festa popular que mescla dança, teatro e ritmos musicais variados. Típico de São Luís do Maranhão, o bumba meu boi é o mais novo bem registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O registro, pleiteado desde 2008, inclui seu tombamento, para que os festejos mantenham as características originais, com diferentes estilos. O bumba meu boi surgiu no século XVIII, com o florescimento das criações de gado no Brasil colonial. O folguedo conta a história de Catirina, mulher do escravo Pai Francisco, que, grávida, tem o desejo de comer língua de boi. O marido atende ao pedido, matando o animal mais precioso de seu senhor. Quando o dono da fazenda descobre, Pai Francisco é perseguido, e toda a fazenda se mobiliza para “ressuscitar” o boi e salvá-lo.
Hoje existem mais de 200 grupos de bumba meu boi no Maranhão. A brincadeira é realizada em etapas, do batismo até a morte do boi – realizadas no estado no mês de junho, celebrando os dias de São João, São Pedro e São Marçal.
Fonte: História Viva.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário