terça-feira, 25 de outubro de 2011

População mundial atingirá 7 bilhões em 31 de outubro, diz ONU

No próximo dia 31 de outubro, a população mundial chegará aos 7 bilhões de habitantes. É o que prevê a revisão de 2010 das Perspectivas da População Mundial, a projeção populacional oficial das Nações Unidas elaborada pela Divisão de População do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Sociais (DESA) da ONU. A velocidade do crescimento desse número - que pode alcançar 9,3 bilhões em 2050 - é inédita.

A alta taxa de natalidade em alguns países e a maior longevidade da população são fatores que contribuem para o rápido aumento populacional. Se atualmente 893 milhões de pessoas possuem mais de 60 anos, até 2050 esse número deve praticamente triplicar, chegando a 2,4 bilhões. A expectativa de vida média atual é de 68 anos, quando era de apenas 48 anos em 1950.
“Um mundo de 7 bilhões é tanto um desafio quanto uma oportunidade”, afirmou o Diretor Executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin. “Globalmente, as pessoas estão vivendo vidas mais longas e saudáveis e escolhendo ter famílias menores. Mas a redução das desigualdades e a busca do bem-estar das pessoas que vivem hoje - assim como as gerações que virão - vão exigir novas formas de pensamento e de cooperação global sem precedentes”, disse.
Alguns demógrafos anunciam tempos turbulentos frente ao marco: a rápida urbanização, a degradação ambiental e as estonteantes demanda por saúde, educação, recursos e empregos. Para outros, o decréscimo do número de habitantes, e não a superpopulação, seria o maior desafio a longo prazo, com a diminuição das taxas de fertilidade e o encolhimento da força de trabalho. Segundo eles, é importante um esforço no sentido de apoiar a segurança social para uma população envelhecida.
Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário