domingo, 18 de setembro de 2011

Nasa lança sondas para explorar interior da Lua

Sistema fará um mapa gravitacional que vai ajudar a descobrir se a Terra já teve outra Lua no passado.
A Nasa enviou no último dia 10 de setembro duas sondas para estudar a estrutura interna da Lua. A ideia é descobrir se uma segunda Lua teria se chocado com essa há muito tempo.
As duas sondas, chamadas de GRAIL (Gravity Recovery and Interior Laboratory -, Laboratório de Interior e Recuperação Gravitacional), chegará à Lua em janeiro.
Elas irão medir variações na gravidade lunar, que não é uniforme, devido à disposição de matéria no interior do satélite.
O campo gravitacional variável irá produzir diferenças na força gravitacional que vai atuar nas duas sondas, que ficarão na órbita da Lua. Isso vai fazer com que em alguns momentos estejam mais próximos ou mais longe um do outro. Medindo as distâncias entre as sondas, os astrônomos poderão produzir mapas da gravidade lunar pelo menos cem vezes mais preciso que os atuais.
Uma das hipóteses que vai ser estudada é a de que a Terra teve um satélite no passado e ele teria se chocado com a Lua. Por isso, uma região dela seria bem mais fina do que o resto.
Além disso, o mapa poderia ajudar muito em missões futuras, sejam elas robóticas ou humanas, porque o campo gravitacional variável pode tirar as espaçonaves do curso. O Grail fará o mapa gravitacional mais completo de um corpo celeste. Temos uma sonda que faz o mapa gravitacional terrestre, que para evitar ser dragada por nossa atmosfera, tem que ficar muito distante da Terra, por isso, não é tão precisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário