segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Descoberto tesouro da Segunda Guerra no fundo do Atlântico

Caçadores de naufrágio americano anunciaram hoje a descoberta de um tesouro avaliado em cerca de R$ 440 milhões. São 200 toneladas de prata. Trata-se do maior tesouro de metais preciosos já descoberto em naufrágios. Os destroços do SS Gairsoppa foram encontrados no fundo Atlântico pela empresa americana Odyssey Marine. O Gairsoppa era um navio mercante inglês afundado por um U-boat alemão, em 1941, junto à costa da Irlanda.
Movido a vapor, o Gairsoppa foi atingido por um torpedo lançado pelo submarino alemão, quando tentava chegar à Irlanda. Seu destino final era a Inglaterra, onde entregaria uma carga de prata embarcada da Índia.
Nada da viagem do Gairsoppa, porém, correu bem. Ele fugia do mal tempo e buscava abrigo no porto irlandês de Galway, quando foi detectado e afundado pelo submarino alemão. Os U-boats alemães patrulhavam o Atlântico em busca de navios britânicos para afundar.
Dos 85 tripulantes, três conseguiram escapar num bote salva-vidas e chegaram à costa da Cornualha, na Inglaterra, duas semanas depois. Mas, devido à exaustão, dois homens morreram antes de o pequeno bote alcançar a terra firme.
O navio está a uma profundidade maior que a do Titanic. Ele jaz submerso a 4.700 metros, a cerca de 500 quilômetros da costa irlandesa. Os destroços foram localizados há alguns meses, mas só na semana passada houve a confirmação de que se tratava mesmo do Gairsoppa. A operação para resgatar a preciosa carga só deverá começar em 2012. Devido à profundidade, toda a operação será realizada por submarinos robôs.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário