terça-feira, 20 de setembro de 2011

China lançará base de sua estação espacial na próxima semana

A China vai lançar na semana que vem uma nave experimental que abrirá caminho para sua estação espacial. A iniciativa deixa a potência asiática mais perto de se equiparar aos EUA e à Rússia, que já mantém uma unidade tripulada no espaço.
Segundo a agência estatal de notícias Xinhua, o Tiangong 1 (ou Palácio Celestial) vai ser lançado de uma base no deserto de Gobi por volta de 27 a 30 de setembro e assim dará um toque tecnológico à celebração do Dia Nacional da China, em 1º de outubro.
O pequeno "laboratório espacial" não tripulado e o foguete chamado "A Longa Marcha", que o colocará no céu, já foram instalados em uma plataforma na localidade de Jiuquan, província de Gansu, noroeste do país.
Essa é a mais recente demonstração do crescente poderio da China no espaço, num momento em que cortes orçamentários e redefinição de prioridades levaram os EUA a cortarem os lançamentos de naves tripuladas.
O módulo "Palácio Celestial" pesa 8 toneladas e deverá ficar na órbita terrestre durante 2 anos. A China tentará fazer a sua 1ª acoplagem espacial entre o Tiangong e outro veículo não tripulado, chamado Shenzhou-8.
Se a acoplagem for bem sucedida, o módulo então será conectado a dois foguetes de cada vez em 2012 - que transportarão astronautas até o Palácio Celestial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário