terça-feira, 13 de setembro de 2011

Astrônomos descobrem planeta que poderia abrigar vida

Cientistas do Observatório Austral Europeu (ESO) descobriram um planeta a 35 anos-luz da Terra que poderia abrigar vida. Com uma massa 3,6 vezes  maior que a da Terra, o novo planeta fica em uma região considerada "habitável" por cientistas: a estreita faixa ao redor de uma estrela em que poderia haver água em estado líquido.
Batizado de HD85512b, o planeta orbita uma estrela da constelação de Vela. Ele seria quente, com temperatura entre 30 e 50 graus centígrados, e muito úmido.
O novo planeta é apenas um dos 50 descobertos pelos cientistas do Observatório Europeu do Sul, usando o telescópio Harps, que fica no deserto do Atacama, no Chile.
Destes planetas, 16 são considerados Super-Terras, planetas com uma massa maior que a da Terra, mas menor que a de gigantes gasosos como Júpiter, considerados inapropriados para abrigar vida.
Cinco dos novos planetas têm uma massa não mais que cinco vezes maior que a da Terra.
Com os resultados encontrados até o momento, os astrônomos dizem estar cada vez mais perto de descobrir outros pequenos planetas parecidos com a Terra em volta de estrelas similares ao Sol.
"Nos próximos 10 a 20 anos, devemos ter a primeira lista de planetas possivelmente habitáveis nas proximidades do Sol", conclui o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário