terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vulcões são amigos do planeta

Além de terem sido absolvidos da acusação de carrascos da fauna marinha do Triássico, os vulcões são cada vez mais bem vistos do ponto de vista ambiental. É o que atesta outro estudo publicado pela Science. Segundo pesquisadores do Centro Nacional de Administração Marítima e Atmosférica dos EUA, as partículas expelidas por esses gigantes enfurecidos ajudaram a desacelerar o aquecimento global nos últimos 15 anos.
Os pesquisadores estudaram os efeitos da erupção de 1991 do Monte Pinatubo, nas Filipinas, a maior do século 20. Os gases liberados com larvas e cinzas formam uma barreira natural na estratosfera, mesma camada em que se acomodam as partículas de ozônio, ajudando a filtrar o calor que entra na Terra.
Embora muito ignorados nos cálculos climáticos, esses gases ajudam a arrefecer a suprefície terrestre, refletindo parte da luz solar - sem as partículas, o planeta seria 20% mais quente, explica o estudo.
O resfriamento das regiões em que estão localizados os vulcões já é bastante conhecido, no entanto, nunca tínhamos avaliado essa variável ao longo do tempo e do espaço, afirmaram os cientistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário