quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Uma identidade para Mona Lisa

AINDA ELA: - Estudiosos alemães acreditam ter identificado a mulher que serviu de modelo para o mais famoso quadro de Leonardo da Vinci.
A polêmica sobre a identidade da mulher que inspirou a Mona Lisa, pode tomar um novo rumo. Segundo especialistas, o artista teria pintado o retrato de sua mãe, Caterina, ou da princesa Isabela de Nápoles. Há quem diga que a mulher seria a nobre espanhola Constanza D'avalos ou a modelo Cecília Gallerani. Outros sugerem ainda que as expressões masculinizadas da figura poderiam ser de Gian Giacomo Caprotti, aprendiz e possível amante de Da Vinci.
Recentemente, pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, descobriram que em 1503 o artista italiano trabalhou no retrato de Lisa Gherardini del Giocondo, esposa de um comerciante de seda. Seu sobrenome seria a razão para que a obra ficasse conhecida como La Gioconda.
Para confirmar essa hipótese, a sepultura onde a italiana foi enterrada em 1542, no Convento de Santa Úrsula, em Florença, foi aberta. Os próximos passos são reconstruir a face de Lisa e comparar seu material genético com o de seus filhos, enterrados na mesma cidade.
Fonte: História Viva.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário