sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Rússia admite ter perdido satélite milionário recém-lançado

A Roscosmos, agência espacial russa, admitiu ter perdido indefinidamente o recém-lançado satélite de comunicações Express AM4. Oficiais afirmaram nesta quinta-feira que o satélite estava na órbita errada. A perda vem na esteira de uma série de fracassos do programa espacial russo.
A sonda de 265 milhões de dólares foi descrita por seus criadores como o satélite mais poderoso já construído na Europa. Foi lançada na madrugada de quinta-feira a bordo do foguete Proton-M, a partir do Cosmódromo de Baikonour, no Cazaquistão. A agência espacial russa disse que os primeiros estágios de lançamento não apresentaram problemas, mas a comunicação com a nave foi perdida por causa de uma falha em um dos últimos estágios.
A agência está tentando a todo custo reaver o contato com o satélite, construído para fornecer televisão digital e serviços de internet e telecomunicações para a Rússia nos próximos 15 anos. De acordo com espacialistas, a Roscosmos ainda tem 75% de chance de reaver no futuro a comunicação com o satélite e colocá-lo na órbita correta.
O fracasso é um constrangimento para Moscou e poderá atrasar projetos espaciais importantes em 3 ou 4 anos. No início do ano, o país não conseguiu colocar três satélites do sistema GLONASS, concorrente do americano GPS, em órbita, um prejuíso de 160 milhões de dólares.
Desta vez, porém, o prejuízo não será total: a espaçonave tinha seguro, e o valor gasto será recuperado em 100%.
Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário