quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Maior barco do mundo chega a Hong Kong

Desde 2010, o PlanetSolar navega pelo mundo movido a energia solar. Construído na Alemanha em 1 ano e 2 meses, ele "impressiona pelas dimensões, mas é limpo e silencioso", segundo os responsáveis pelo projeto.
Os painéis solares podem chegar a ocupar um total de 537 m² (alguns são removíveis). O tamanho e a forma do barco foram pesquisados em função da rota escolhida para a navegação e levaram em conta parâmetros como propulsão, design do painel solar, armazenamento de energia e uso de materiais. A intensão da equipe, que envolve profissionais de vários países, é demonstrar que a navegação via energia solar pode ser feita de formas inovadoras com tecnologias que já existem.
Um dos principais desafios da expedição está no planejamento e gestão da energia - ou seja, não usar mais do que é provido pela luz solar. Mesmo assim, é possível navegar sem insolação direta, já que há uma bateria para armazenar energia. Segundo eles, a tecnologia faz sentido se tiver um preço competitivo, por isso foram usados materiais e tecnologias disponíveis hoje com potencial para produção em larga escala.
A "volta ao mundo" do barco foi planejada com escalas em grandes cidades como Miami, Cancun, Brisbane e Xangai, para que o projeto fique em exposição e funcione como uma "plataforma" para promover o uso de energia renováveis. Nestas cidades, há programação com visitas ao barco e informações sobre os processos e a tecnologia para todos os "níveis" de conhecimento. Também são feitas apresentações e palestras para grupos específicos e autoridades locais.
Atualmente, o barco está em Hong Kong - depois de atravessar o mar da China durante 6 dias e com grandes dificuldades devido às condições meteorológicas. O PlanetSolar começou a jornada em Mônaco em 2010 e tem previsão de término em maio de 2012.
Fonte: Superinteressante. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário