sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A capital búlgara descobre seu alter ego romano

Escavações arqueológicas, relançadas pela construção do metrô no centro de Sofia, estão revelando, progressivamente, a cidade romana de Ulpia Serdica, sob a capital búlgara.
Esses trabalhos vêm avançando há um ano, paralelamente ao projeto de uma nova linha do metrô, fazendo aparecer vestígios bem preservados de ruas pavimentadas, prédios e banhos públicos datando do século IV, e até ruínas de uma basílica cristã.
As escavações atuais ampliam, sensivelmente, o sítio romano que se pode observar há alguma décadas na passagem subterrânea, entre as sedes do governo e da presidência. Uma igreja com seu domo de vidro parcialmente coberto - está localizada bem abaixo do próprio pátio do palácio presidencial.
A rua principal da cidade romana, em pedras quadradas, cruza o subterrâneo do bulevar. Perto estão os vestígios de uma mansão de alguém importante, dotada de um pátio interno e banhos.
Outra joia: os banhos públicos sobre o solo revestido de estuque rosado, e que eram aquecidos por uma tubulação de cerâmica, decorados por mosaicos em forma de rosácea.
Num outro local, os arqueólogos escavaram mais profundamente e descobriram ruínas de um prédio em tijolos datando de meados do século II. Também foram descobertas 2.500 peças de moedas muito antigas, junto com outras mais recentes, ao lado de objetos de cerâmica.
Antiga cidade trácia chamada Serdica, a atual capital da Bulgária foi conquistada pelos romanos no século I a.C. e recebeu, então, o nome de  Ulpia Serdica. A cidade foi destruída pelos Hunos no século 5 a.C.
O complexo subterrâneo vai se tornar uma atração turística e a abertura ao público está prevista para o outono de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário